fbpx

DICIONÁRIO FINANCEIRO

AAI
É um profissional cuja atividade é distribuir e mediar os títulos mobiliários, cotas de fundos de investimentos e derivativos para clientes, sempre sendo preposto de uma instituição financeira.

ACIONISTA MAJORITÁRIO
É uma pessoa física ou jurídica, que possui mais de 50% das ações com direito a voto de uma empresa. 

ACIONISTA MINORITÁRIO
Acionista minoritário é aquele que não possui uma quantidade significativa de ações da empresa. Eles têm menor (ou nenhuma) influência nas tomadas de decisão do negócio. 

AÇÕES
Ações são títulos que representam uma pequena parcela de participação na sociedade de uma empresa. Assim, ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio dessa empresa, participa da distribuição de lucros e de sua valorização. Saiba mais sobre ações.

AÇÕES ON
Um dos tipos de ação, leva a sigla ON. Ser detentor de uma ação ordinária dá ao investidor o direito de opinar em assembleias. São representadas pelo número 3 no final do código da ação, por exemplo: VALE3. 

AÇÕES PN
É o segundo tipo de ação. Pode até dar direito a voto em assembleia, se estiver aprovado no estatuto da companhia, mas a sua característica principal é dar aos investidores preferência no recebimento de dividendos.
São representadas pelo número 4, por exemplo: PETR4.

AÇÕES UNITS

As units nada mais são que uma espécie de pacote de classes de ações variadas que são negociadas de forma agrupada, ou seja, unidas. Assim, trata-se de um conjunto que contempla tanto as ações ordinárias como ações preferenciais de uma empresa listada na bolsa de valores.

ALAVANCAGEM
É basicamente a utilização de recursos de terceiros para aumentar as possibilidades de lucro. O investidor conta com um limite de crédito em sua corretora que permite movimentar valores superiores ao que ele possui em caixa na Bolsa de Valores.

ANBIMA
Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiros e de Capitais, representa as instituições que atuam nestes mercados.

ADR’s
São títulos americanos lastreados em ações de empresas estrangeiras. Resumidamente: é um certificado de ações negociado internamente nas bolsas dos EUA, que representa ações de fora. 

AFTER MARKET
É um horário de negociação extra ao funcionamento da Bolsa de Valores assim que o pregão se encerra. 

AGÊNCIA DE RATING
São agências de avaliação de risco que atuam de forma independente na avaliação do nível do risco de crédito de empresas e países sobre o grau de solidez, segurança e qualidade. São agências de avaliação de risco que atuam de forma independente na avaliação do nível do risco de crédito de empresas e países sobre o grau de solidez, segurança e qualidade.

ÁGIO
É a diferença positiva de ganho de um ativo que se valorizou no mercado em relação ao seu valor nominal em determinado momento. 

ALAVANCAGEM
É um termo utilizado no Mercado Financeiro para operações em que há a movimentação de valores maiores do que o patrimônio que o investidor possui. 

ALFA
Rentabilidade de um investimento em relação a um benchmark (um índice, por exemplo)

ALUGUEL DE AÇÕES
Conhecido também como BTC, é uma modalidade de serviço que permite ao Investidor alugar suas ações para que outro investidor as negocie. Quando isso acontece o tomador (Investidor 2) paga um valor de aluguel ao doador (Investidor I).

AMORTIZAÇÃO
É o processo de redução de uma dívida através de pagamentos periódicos planejados em termos de valores e prazos. 

ANÁLISE FUNDAMENTALISTA
É a análise da situação financeira e econômica de uma empresa, na qual se avalia não só a companhia em si, mas o setor em que ela está inserida.

ANÁLISE GRÁFICA
Também conhecida como análise técnica, é utilizada na maioria dos casos, por especuladores para identificar padrões de comportamento em ativos de preços variados. 

APORTE
É o ato de realizar uma nova contribuição, destinada para um determinado objetivo ou investimento.

ARBITRAGEM
Obter vantagem a partir da diferença de preço entre dois ou mais mercados.

ASSET
Abreviação de “Asset Management”, que significa Gestora de Ativos. Essa é uma empresa composta por uma equipe especializada em gerir e maximizar o patrimônio de terceiros. 

ATIVO
É um termo de origem contábil que é utilizado para expressar os bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que formam o patrimônio de uma pessoa. 

ATIVO FINANCEIRO
É um ativo não físico, como: depósitos bancários, títulos e ações. Geralmente mais líquidos e negociáveis no Mercado Financeiro.

B3 (BRASIL, BOLSA E BALCÃO)
A Bolsa de Valores do Brasil. Surgiu da união da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) e da CETIP. 

BACEN
Entidade independente ou ligada ao estado cuja função é gerir a política econômica, garantindo a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país. 

BACKOFFICE
É a retaguarda associada aos departamentos de uma empresa. No BackOffice ocorrem grande parte das atividades executadas pela empresa. 

BALANÇA COMERCIAL
É o resultado da subtração do quanto se importa e do quanto se exporta. Se positivo, a balança é superavitária, e se for negativo, é deficitária.

BALANÇA DE PAGAMENTOS
Instrumento de contabilidade onde são registradas todas as transações, fluxos de bens e direitos, na economia de um país em um determinado período. 

BANCO COMERCIAL
Instituição Financeira prestadora de serviços que atua através de captação de depósitos à vista, concessão de empréstimos às pessoas físicas e jurídicas, financiamentos e investimentos. 

BANCO DE INVESTIMENTOS
Instituição Financeira especializada em oferecer soluções de investimentos, como: Fundos de Investimentos, Fundos de Previdência, renda fixa, empréstimos para capital de giro entre outros.

BEAR MARKET
Termo do inglês para o mercado de baixa. Dada a forma de ataque dos Usos (de cima para baixo), representa os mercados em queda e é sinônimo de pessimismo generalizado.

BENCHMARK
É um parâmetro utilizado como referência de performance dos investimentos. Ex: O benchmark de ações geralmente é o Ibovespa, o de renda fixa, o CDI. 

BETA
Medidade de volatilidade de um ativo em relação ao mercado.

BLUE CHIPS
Termo adotado do pôquer, em que as fichas azuis são as mais valiosas. No jargão de mercado, fazem referência às ações de primeira linha, que possuem alta liquidez, e trazem maior percepção de segurança ao investidor. 

BOLSA DE VALORES
É um mercado organizado em que se negociam ações e outros valores mobiliários. 

BOLSA EM ALTA
Dizemos que a Bolsa está em alta quando o resultado das negociações está no terreno positivo. 

BOLSA EM BAIXA
Dizemos que a Bolsa está em baixa quando o resultado das negociações está no terreno negativo. 

BOLSA ESTÁVEL
Dizemos que a Bolsa está estável quando o resultado das negociações está no mesmo nível que o fechamento do dia anterior. 

BOOK BUILDING
Processo de captar e registrar a demanda de investidores, a fim de encontrar um preço justo de um ativo em uma determinada oferta. Geralmente, realizado por um banco de investimentos.

BOOK-TO-MARKET
Comparação entre o valor contábil de um empresa e o preço de suas ações; enter patrimônio líquido (book) e valor de mercado (market).

BOTTOM-UP
Análisde de dados básicos / microdados e posterior generalização na tentativa de compreender melhor os fenômenos macro.

BULL MARKET
Termo do inglês para o mercado em alta. Também seguindo o movimento de ataque, mas dessa vez do touro (de baixo para cima). 

BVRJ
Foi a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, a mais antiga Bolsa do Brasil, e foi incorporada à BM&F em 2002.

BDR’s
Brazilian Depositary Receipts, são títulos ou ações emitidos no Brasil com lastro em valores mobiliários emitidos no Exterior, divididos em dois tipos: Patrocinados e Não Patrocinados.

BENCHMARK
É uma referência de mercado no qual os produtos se baseiam como base para seus resultados. Por exemplo: ao falar que a rentabilidade de um produto é 100% do CDI, quer dizer que estamos usando o CDI como benchmark.

BOLETOS
Preço dividido por lucro, é isso que significa P/L. No mercado de ações este termo é comumente utilizado para se medir a relação entre o preço atual de uma ação e o lucro por ação acumulado nos últimos 12 meses. Basicamente, esta fórmula indica o quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo lucro gerado pela empresa. Quanto maior este número, maior a disposição dos investidores em pagar pelos lucros dela. 

CAPITAL DE GIRO
O dinheiro necessário para uma empresa funcionar com saúde, custeando despesas fixas como: aluguel, funcionários, e até imprevistos.

CAPTAÇÃO
Captar ou atrair é a forma de conquistar novos clientes ativos. No mundo dos investimentos, além de captar clientes é necessário captar recursos, ou seja, novos recursos. Uma estratégia de captação bem definida é um dos segredos para o sucesso. 

CARÊNCIA
Tempo de carência é o tempo que o investidor possui sem a necessidade de cumprir com o prazo de um investimento. Por exemplo, se uma aplicação vence em 1 ano, mas tem carência de 1 mês, significa que durante esses primeiros 30 dias o investidor tem a possibilidade de fazer um resgate sem ser penalizado, e sem precisar esperar até ele vencer naturalmente.

CDB
Ao aplicar em um CDB, você faz um empréstimo a um banco que utiliza este dinheiro para financiar operações. Assim, seu rendimento consiste em juros que variam de acordo com o tempo e com a quantia que você aplicar.

CDI
Certificado de Depósito Interbancário, é uma taxa especial de juros que os bancos usam quando emprestam dinheiro entre si. Saiba a diferença de CDI para Taxa Selic.

CIRCUIT BREAKER
É um mecanismo de defesa que as bolsas colocam em prática, quando acontecem movimentos bruscos de queda, para tentar controlar a volatilidade do mercado. Por exemplo, se o Ibovespa cair -10% em um único dia, o CB é de 30 minutos. Se continuar em queda e acumular -15%, as negociações são interrompidas por mais uma hora. Se a queda for de -20% a bolsa suspende as atividades até segunda ordem. 

CIRCULO DE COMPETÊNCIA
Perímetro dentro do qual uma pessoa tem conhecimento e expertise superiores ao mercado.

CLASSE DE ATIVOS
Um grupo de ativos com características semelhantes no mercado (por exemplo, ações, títulos e equivalentes em espécie).

CLUBES DE INVESTIMENTO
Os Clubes são veículos de investimento coletivo com no mínimo 3 e no máximo 50 participantes, para aplicação preponderante (67%) em títulos e valores mobiliários que podem ser ações ou derivativos. Assim como nos fundos, patrimônio é dividido em cotas, portanto seus investidores, ao aplicar dinheiro, se tornam cotistas. O retorno de um clube depende da valorização dos ativos que compõe sua carteira. É importante ressaltar que estes ativos podem tanto valorizar como desvalorizar, pois eles dependem das oscilações do mercado.

CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL (CMN)
É o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional, responsável por manter o desenvolvimento socioeconômico do país. 

COMMODITIES
Termo em inglês utilizado para se referir a mercadorias, geralmente, matérias primas, que podem ser produzidas em escala e estocadas sem perda de qualidade.
Por exemplo: soja, milho, café etc. 

COMPANHIA ABERTA
É considerada uma companhia aberta um S/A que possua ações negociadas na bolsa de valores ou no mercado de balcão. Ou seja, todas as ações que estão disponíveis para serem adquiridas no mercado são de empresas abertas. 

COMPANHIA FECHADA
O oposto da companhia aberta. Este tipo de empresa é composto por um grupo pequeno de acionistas e não oferece participações societárias de forma pública. 

CONTRATO A TERMO
Contrato a Termo Um contrato entre partes de compra e venda de um ativo em data futura com um preço já estabelecido. Geralmente negociado em mercado de balcão, mas podendo também ser negociado em bolsa. 

COE
Certificado de Operações Estruturadas, COE, é um tipo de investimento diversificado, que dá diferentes remunerações em um único contrato, mesclando renda fixa e variável e estabelecendo um cenário de ganhos e perdas de acordo com o perfil.  Veja os 9 passos para entender o COE.

CONTRATOS FUTUROS
Em contratos futuros você investe apostando na alta ou na queda do índice Ibovespa, dólar ou commodities. Cada contrato tem um lote mínimo e um prazo de vencimento determinado por uma data futura. Diferentemente de uma ação que se paga o valor inteiro, no mercado futuro se “paga” apenas pelas perdas ou ganhos, podendo assim obter retornos muito maiores.

CORRELAÇÃO
Como o preço dos ativos se movem em relação uns aos outros.

COPOM
Sigla para Comitê de Política Monetária. Um órgão do Banco Central do Brasil, criado em 1996, para traçar e acompanhar a política monetária do país. 

CRA
Quem investe em CRA, certificado de recebíveis do agronegócio, está comprando um produto que financia e é remunerado por financiamentos e empréstimos no setor agrícola. Imagine que esse produto está apoiando produtores rurais, cooperativas e terceiros quando precisam comprar máquinas, melhorar seus processos, estruturar sua distribuição e suas vendas.

CRI
Quem investe em CRI, certificado de recebível imobiliário, está comprando um produto que financia e é remunerado por financiamentos e empréstimos no setor imobiliário

CURTO PRAZO
Período considerado baixo para que seja mantida uma aplicação financeira. São considerados ativos de curto prazo aqueles que podem ser resgatados imediatamente desde a data de aplicação até 12 meses, em média. 

CUSTO DE OPORTUNIDADE
Valor da alternativa perdida.

CVM
A Comissão de Valores Mobiliários tem o dever de desenvolver, regular e fiscalizar o mercado financeiro assegurando os investidores de que as amplas informações divulgadas por emissores são claras e verídicas.

DAY TRADE
Day Trade é uma operação de curto prazo que consiste na compra e venda de uma ação no mesmo dia e tem como objetivo obter lucro ao longo do dia de uma forma rápida e dinâmica.

DEBÊNTURES
Quando você compra uma debênture, está comprando um título de renda fixa de uma companhia privada, o que significa dizer que você está emprestando dinheiro a ela e se tornando um credor. E esse é um dos principais atrativos dessa aplicação, já que você pode ter o título de uma empresa sólida, com poucas chances de quebrar e rentabilidade melhor do que a de um título público. Você também pode aprender, em menos de 2 minutos, o que são debêntures.

DEBÊNTURE INCENTIVADA
Idêntica a debêntures anterior, mas vinculada a projetos de infraestrutura. Ao adquirir uma debênture incentivada, o investidor não paga Imposto de Renda sobre os rendimentos, ao contrário da debênture tradicional.

DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA
é a declaração anual que comprova a renda de cada cidadão. Esta declaração é obrigatória para todos que possuem rendimento maior do que o valor mínimo definido pelo governo.

DEFLAÇÃO
Deflação é quando os preços dos ativos caem de forma constante, estimulando o consumo postergado. Já que sabemos que os preços dos ativos que precisam ser consumidos vão estar cada vez menores com o tempo, o consumo passa a ser adiado, prejudicando a economia. 

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
são relatórios contábeis que demonstram a saúde financeira de uma empresa. A partir delas é possível entender como está a apuração de impostos, o fluxo de caixa, lucros ou prejuízos, balanço patrimonial, entre outras informações relevantes. 

DEPRECIAÇÃO
Comparação contábil do custo de um ativo de longa duração sobre sua vida útil.

DERIVATIVOS
São contratos que derivam de outro ativo, seja ele físico (ex: commodities) ou financeiro (ex: ações). Estes contratos permitem ao investidor fazer negociações de contratos a termo, contratos futuros opções de compra e venda, swaps, entre outros. 

DESÁGIO
Significa que existe uma diferença negativa entre o preço real e o preço nominal de um ativo. Quando um investidor vende um investimento com deságio, podemos entender que ele teve prejuízo. 

DESDOBRAMENTO
Processo de divisão da quantidade de ações de uma empresa que existe no mercado. Quando ele acontece, o investidor não deixa de ter valor em sua posição, apenas uma alteração de quantidade. Por exemplo, uma (1) ação de RSIO pode virar cinco (5) ações de R$20,00 se a companhia decidir fazer um desdobramento de 1 para 5. 

DIVERSIFICAÇÃO
É chamada de diversificação qualquer estratégia que visa distribuir recursos entre ativos distintos, que não sejam influenciados pelos mesmos fatores. Como diz o ditado: “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”. 

DIVIDENDOS
Parte do lucro líquido de uma empresa que pode ser dividido entre os acionistas. E uma característica que existe em alguns investimentos, como em ações e Flls por exemplo. 

DÓLAR COMERCIAL
A cotação deste dólar é a utilizada como referência por empresas que exportam ou importam produtos e serviços, ou por bancos e companhias em transações financeiras. Não é um dólar que pode ser comprado em espécie, como acontece em casas de câmbio, por exemplo. Esse é o dólar turismo. 

DÓLAR FUTURO
Ativo de especulação. É um contrato de compra ou venda do dólar baseado em uma taxa de câmbio atual, mas com um vencimento em prazos futuros.

EBIT
Lucro antes de juros e impostos (earnings before inerests and taxes).

EBITDA
Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (earnings before interests, taxes, depreciation and amortization).

ECONOMIA DE ESCALA
Quando os custos médios diminuem à medida que a produção aumenta.

EFEITO REDE
Economia de escala do lado da demanda.

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS – BTC
Empréstimo de ativos, BTC, equivale a emprestar um ativo (cliente doador) para outro investidor (cliente tomador), que tem a intenção de utilizar estes ativos para realizar operações vendidas. O empréstimo consiste em contratos registrados voluntariamente pelas partes envolvidas a uma taxa prefixada na data da operação, que é paga pelo investidor tomador, em um determinado vencimento. No dia seguinte (D+1) do vencimento deste contrato, o investidor (cliente tomador) paga a taxa que foi acordada, acrescido dos tributos cobrados pela BM&FBovespa. É importante ressaltar que nessa operação não há custo para o cliente doador dos ativos.

ESG
Em inglês, o termo se refere a Environmental, Social and Governance, que significa Meio Ambiente, Social e Governança (ASG). Os investimentos que possuem esse selo, de alguma forma, estão vinculados a alguma destas esferas. 

ESPECULAÇÃO
Uma prática de alguns investidores de tentar altos ganhos, em curto espaço de tempo, com palpites sobre flutuação de preços. É uma ética que não estuda a fundo o valor intrínseco de um ativo e conta um pouco com a sorte. Quando decretada falência, uma empresa entra em uma situação jurídica para cumprir com determinadas burocracias para que possa fechar as portas. Quando ela já não consegue manter as obrigações, como pagar funcionários, fornecedores, ou entregar produtos para os clientes, tanto os sócios quanto os credores podem decretar falência. 

ETF’s
O ETF ou Exchange Traded Fund é um fundo de investimento que é negociado em bolsa como uma ação. Mais conhecidos no Brasil como fundos de índices, buscam retornos de investimento que correspondam, de forma geral, ao desempenho de um determinado índice de referência. Como um fundo, ao comprar uma cota, o investidor está adquirindo uma parcela de ações de um determinado índice, permitindo acesso a mercados mais amplos, sem a necessidade e o custo de comprar cada ativo individualmente. Assim, se tornam atrativos pela variedade e baixo custo. Assim como as ações, é possível comprar e vender um ETF a qualquer momento, desde a abertura até o fechamento do mercado.

FED
Sigla em inglês para Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos. Ele é responsável por controlar a política monetária do país e exercer as decisões sobre as taxas de juros. 

FLUTUAÇÃO
A flutuação de preços dos ativos negociados em bolsa se dá pelo fato de eles estarem sempre sendo negociados. Pense que muitos investidores vendem e compram ativos a todo momento, e por isso, os preços estão sempre flutuando até que eles tenham um preço final de abertura e fechamento.

FUNDO DE RENDA FIXA
Este tipo de fundo é aquele em que o gestor precisa ter pelo menos 80% do dinheiro dos cotistas alocado em ativos de Renda Fixa. São eles: títulos públicos, emissões bancárias, e crédito privado. Os outros 20% podem estar investidos em derivativos. 

FUNDO DE RENDA VARIÁVEL
São fundos em que o gestor prioriza a aplicação em ativos de renda variável na composição de carteira. Dentre os fundos de ações, existem os Long Only, os Long Short, e os Long Biased, todos com exposição em bolsa, mas em proporções diferentes. A vantagem de um investidor possuir um fundo de renda variável é delegar ao gestor as estratégias de compra e venda de ações. 

FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO
É uma entidade privada sem fins lucrativos que administra recursos em prol de proteger os investidores das instituições que são associadas a ele. Sejam bancos múltiplos, comerciais, de investimentos, desenvolvimento, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades de crédito imobiliário, companhias hipotecárias, e associações de poupança e empréstimo, que ao ficarem sem liquidez consigam ainda entregar recursos aos clientes.
O valor máximo de reembolso via FGC é de RS250 mil por CPF ou CNPJ dentro de um mesmo conglomerado financeiro, ou ainda em RS250 mil por CPF ou CNPJ em diversas instituições, somando, no máximo, RSI milhão.

FGC
Fundo garantidor de crédito, instituição que protege seu dinheiro em alguns investimentos como CDBs, Letras de Câmbio, LCIs, LCAs, entre outras aplicações possíveis em bancos., Letras de Câmbio, LCIs, LCAs, entre outras aplicações possíveis em bancos.

FLUXO DE CAIXA DESCONTADO
Descontar a uma taxa de juros apropriada o fluxo de caixa líquido de um investimento.

FLUXO DE CAIXA LIVRE
Caixa disponível após despesas, dívidas, despesa de capital e dividendos.

FOSSO
Barreiras à entrada no mercado que permitem a criação de valor sustentável por uma empresa.

FUNDOS DE INVESTIMENTO
Os fundos de investimento são uma opção para diversificar sua carteira e funciona como um condomínio, em que cada um é “dono” de uma parte do fundo. Os fundos podem ser: de ações, de investimento no exterior, multimercado, cambial, inflação, crédito privado e referenciado DI. Veja os 10 passos para entender Fundos de Investimento.

FUNDOS DI
Uma categoria de Fundos de Investimentos que são os mais conservadores do mercado. Estes fundos aplicam em ativos atrelados ao CDI, e devem manter alocação relevante em títulos públicos e/ou títulos privados de baixo risco.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS
Os fundos imobiliários são formados por investidores que aplicam seus recursos em ativos relacionados ao mercado imobiliário, sejam eles shoppings, agências bancárias, hospitais, hotéis, lajes corporativas, dentre outros ativos. Veja os 10 passos para entender Fundos Imobiliários e assista nosso vídeo que explica melhor em 1:30min: O que são Fundos Imobiliários?

FUNDO MULTIMERCADO
Um fundo é considerado multimercado quando ele pode investir em multi (vários) ativos diferentes ao mesmo tempo. O gestor deste fundo possui um mandato amplo, podendo variar as posições entre renda fixa, renda variável, moedas, juros, entre outros.

GANHO DE CAPITAL
Ganho de capital é a diferença entre o preço de venda e o preço de compra de algum bem, seja ele físico ou financeiro. Um ganho de capital positivo, é um lucro. Quando se tem prejuízo, não se tem ganho de capital.

GAAP
Princípios contábeis geralmente aceitos (generally accepted accounting principles).

GAP
Gaps são os espaços vazios entre os candles que podem ser encontrados em gráficos de análise técnica. Sejam eles grandes ou pequenos, demonstram ausência de negociação. Geralmente, eles aparecem entre o preço de fechamento de mercado e o preço de abertura no dia seguinte, mas podem ter outras causas, e até ser encontrados durante os pregões. 

GARANTIA
No mercado financeiro, uma garantia significa que existe um outro ativo, ou qualquer salvaguarda, para determinadas operações, oferecendo assim uma proteção ao investidor. Ela pode ser solicitada, por exemplo, quando não há cumprimento de dívida entre o devedor e o credor.

GROWTH STOCK
Ações de crescimento, são aquelas com valores que os investidores acreditam que crescerão rápido o suficiente no futuro para produzir uma valorização substancial. 

HEDGE
Comprar um ativo destinado a entregar um retorno inverso a outro ativo para compensar os impactos nas mudanças de preço.

HEDGE
Traduzindo do inglês, hedge significa “cerca”. Nos investimentos, falamos “hedge” quando queremos nos referir a “proteção”. É possível fazer hedge cambial, hedge natural em empresas exportadoras, hedge de commodities, e hedge de ações através de diversos instrumentos. 

HOLDING
É uma empresa que detém a posse de outras empresas, sendo estas as suas subsidiárias. A holding é quem controla e “segura” do próprio verbo “hold” em inglês, as empresas que estão embaixo do seu guarda-chuva. 

HOME BROKER
Plataforma digital, na maioria das vezes de uma corretora, onde se compra e vende produtos do mercado financeiro, como ações, produtos de renda fixa, fundos etc.

IBOV INVESTIMENTOS
Ibovespa Principal índice da bolsa brasileira, é o indicador desempenho médio das ações listadas na B3. Ele é composto pelos ativos que movimentam os maiores volumes de negociação, algo em torno de 80% do total diário.

IMPOSTO DE RENDA OU IRPF
Imposto de Renda sobre Pessoa Física é o valor que o governo federal desconta anualmente do rendimento de cada cidadão. É possível pagar menos imposto com a Previdência Privada, por exemplo, e ainda existem investimentos que são isentos de IR..

INFLAÇÃO
É um fenômeno que se dá pelo aumento contínuo e generalizado dos preços em uma economia. Investimentos Na definição da palavra pelo próprio dicionário de língua portuguesa, investir significa alocar capital para finalidades lucrativas. Portanto, investimentos são os ativos que podem permitir esta lucratividade para o investidor.

INDEXADOR
Índice usado como referência para estabelecer a rentabilidade de algum investimento.

ÍNDICE BOVESPA (IBOVESPA)
É o um índice composto pelos principais ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.

IOF
É um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas sobre operações financeiras voltadas a crédito, câmbio, seguro, ou operações de títulos e valores mobiliários. Por isso este nome: Imposto Sobre Operações Financeiras, IOF. 

IPCA
Índice de preço ao consumidor amplo, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é um índice que mede o aumento dos preços do país, também conhecido como o índice oficial que mede a inflação.

IPO
Sigla em inglês para Initial Public Offering. IPO é o processo de abertura de capital de uma empresa, antes, fechada. Através de um IPO, esta empresa passa a ter uma parcela de ações negociadas em bolsa, disponível para novos investidores.

INVESTIMENTOS
Yield Em português, podemos chamar o Yield de rendimento, pois ele é usado para falar sobre o retorno obtido de um investimento. Quando utilizado como Dividend Yield, se refere ao rendimento do dividendo.

INVESTIDOR ATIVO
Alguém que negocia ações e outras seguridades baseado em pesquisa, análise e no próprio discernimento, contrapondo-se ao investimento em fundos passivos ou ETFs.

INVESTIMENTO CONTRARIAN
Investir em empresas que a maioria dos outros investidores acreditam que não aumentará seu valor, ou seja, não seguir a multidão.

INVESTIMENTO PASSIVO
Investimento em uma carteira diversificada de fundos de índice e fundos negociados em bolsa.

JUROS COMPOSTOS
São os juros que a cada mês são incorporados no capital, fazendo com que o valor cresça mais rápido que os juros simples. 

JUROS SIMPLES
Ao contrário dos juros compostos, os simples são calculados tendo como base um valor fixo. Dessa forma a curva de crescimento do capital fica linear, sendo que os juros são incididos apenas sobre o capital inicialmente aplicado.

LC
As Letras de Câmbio são instrumentos de captação das Financeiras. Pelo dinheiro aplicado, a emissora te paga juros que variam de acordo com o tempo e com a quantia aplicada.

LCA
A LCA, letra de crédito agrícola, é um título bancário garantido por empréstimos concedidos ao setor de agronegócio. Quem investe em LCA está comprando um produto que financia e é remunerado por financiamentos e empréstimos dentro deste setor. Investimentos em LCA são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

LCI
A LCI, letra de crédito imobiliário, é um título bancário garantido por empréstimos concedidos ao setor imobiliário. Quem investe em LCI está comprando um produto que financia e é remunerado por financiamentos e empréstimos dentro deste setor. Investimentos em LCI são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

LIQUIDEZ
Período no qual você deve aguardar para resgatar seu investimento. Em alguns casos o investidor precisa esperar alguns anos, em outros alguns dias, ex: (d+1 = 1 dia / d+30 = 30 dias etc.)

LONGO PRAZO
Existe uma dificuldade de entendimento do que seria Longo prazo no mundo dos investimentos, mas, na maioria dos casos, já é a partir de um ano, 365 dias. 

LOTE FRACIONÁRIO
A compra de um lote fracionado permite ao investidor não precisar comprar um lote inteiro de ações. Geralmente, as ações são negociadas em lotes padrões de 100 unidades, mas o mercado fracionado permite que ele comece a negociação em apenas 1 unidade. 

LOTE REDONDO
também conhecido como lote padrão, é o lote básico de negociações de ações na bolsa brasileira formado por 100 unidades. Ou seja, as negociações precisam se dar também em múltiplos de 100. 

LTN
Sigla para Letra do Tesouro Nacional, é o nome de um título pré-fixado do tesouro direto que não paga juros semestrais. É uma das possibilidades de investimentos dentre os demais títulos públicos federais.

LONG & SHORT
É uma estratégia que envolve, simultaneamente, uma compra (Long) e uma venda (Short). Esta operação busca a performance relativa entre ambos (posição comprada e vendida). Ou seja, a compra deve se valorizar mais do que a venda.

LUCRO
É a medida de resultado de uma empresa.

LUCRO POR AÇÃO
LPA, medida de rentabilidade calculada pela divisão do lucro líquido pelo número de ações.

MACROECONOMIA
Estudo do comportamento agregado a uma economia.

MARGEM DE SRGURANÇA
A diferença entre o valor intrínseco do ativo e a e o preço de mercado atual.

MARKET MAKER
Fazedor ou formador de mercado, como é comumente chamado em português, é um participante do mercado que se compromete a manter ofertas de compra e venda de um ativo dando liquidez a ele. No geral, quem exerce esse papel são bancos, corretoras ou outras instituições financeiras. Os Market Makers são importantes tanto para o mercado de renda fixa quanto de renda variável.

MERCADO À VISTA
De forma parecida com fazer compras à vista, no mercado à vista, o investidor precisa pagar o investimento no ato da compra. Não existe compromisso de parcelas futuras. Mesmo assim, é importante saber qual é o prazo de liquidação do mercado à vista, podendo ser no mesmo dia (D+O) ou dias após o pagamento (D+l, D+2…). 

MERCADO FUTURO
Este mercado é onde se negociam apenas contratos de compra e venda de produtos que só serão negociados no futuro, como os derivativos. É um mercado aliado de quem faz hedge para milho, café, soja, dólar, índice Bovespa, e S&P500, por exemplo. 

MICROECONOMIA
Estudo dos elementos individuais que compõem uma economia.

MINICONTRATO
Desenvolvidos em 2001 pela B3, os minicontratos foram criados para atender o pequeno investidor pois exigem capital menor que os contratos cheios. Assim como os contratos cheios, os minis também possuem margem de garantia de forma proporcional. 

MONOPÓLIO
Existe quando uma empresa domina o mercado ou o setor de seus produtos elou serviços. Na economia, o monopólio é o contrário de uma concorrência perfeita, teoricamente encontrada em livres mercados. 

MULTIMERCARDO LONG SHORT
Uma categoria de Fundos de Investimentos que realizam operações de forma a capturar distorções entre os preços de diferentes ações, montando posições de valor relativo. Atuam principalmente no mercado de renda variável, mas sem a necessidade de manter posição direcional.

MULTIMERCADO MACRO
Uma categoria de Fundos de Investimentos que realizam suas operações com base no cenário econômico traçado pelo gestor. Possuem flexibilidade para atuar em diversos segmentos, em especial nos mercados de juros, câmbio e renda variável. Buscam obter rentabilidade acima do CDI.

NASDAQ
Uma importante bolsa norte americana, especializada em listar empresas de tecnologia. Criada em 1971, atualmente possui mais de 3.000 empresas listadas de todo o mundo voltadas para esse setor. 

NEGOCIAÇÃO
Ato de negociar ativos financeiros entre duas ou mais partes. No mercado financeiro, as negociações de renda variável feitas via Home Broker para mercado à vista, funcionam das 10:00 às 18:00, exceto para o mercado de opções e ETFs. 

NET-NET
Ações negociadas com desconto no valor de liquidação.

NOTA DE CORRETAGEM
Funciona como um extrato de negociação em bolsa emitido pela instituição financeira que intermedia a operação. Nela, contém o valor total da operação, os ativos comprados e vendidos, as devidas taxas e a soma final. 

NOTAS DO TESOURO
Títulos do governo com prazo de um a vinte anos, que pagam juros sobre o valor do principal.

NYSE
Fundada em 1792, a New York Stock Exchange é uma das maiores bolsas do mundo sediada nos EUA. Possui mais de 2.500 empresas listadas e por ser mais antiga, possui também em seu portfólio, empresas mais tradicionais, como mineradoras, bancos e montadoras. 

OFERTA PÚBLICA
Oferta pública é a distribuição de ações de uma empresa, cotas de fundos de investimento e outros valores mobiliários para o mercado.

OPERAÇÕES ESTRUTURADAS
São produtos financeiros cujo rendimento e risco são resultantes da combinação e características dos componentes envolvidos na estrutura.

OPÇÕES
Opções são contratos entre compradores e vendedores onde eles possuem o direito de comprar e vender determinado ativo (ações, títulos etc.) em uma data futura. É importante ressaltar que o titular possui o direito de compra e venda, e não a obrigação. Normalmente o capital investido inicialmente para comprar uma opção é relativamente pequeno, pois em uma transação o comprador paga uma determinada quantia para “reservar” a compra de determinado ativo que se realizará na data e valor combinados previamente por ambas as partes.

OTA
Significa “Ordem de Transferência de Ações” e é um formulário para quando deseja mudar suas ações de instituição.

OPEN MARKET
“Mercado aberto” em inglês, é o nome do ambiente onde o Banco Central de um determinado país faz negócios com os bancos comerciais do próprio país. No Open Market o Banco Central pode financiar a si próprio ou outras empresas e negócios, influenciando juros, câmbio e o valor monetário da moeda que controla. 

ORDEM CASADA
Ao solicitar uma ordem, o investidor solicita a compra ou a venda de um ativo no Mercado Financeiro. Quando a ordem é casada, ele contém uma ordem de compra e outra de venda sendo que ambas só podem ser cumpridas integral e simultaneamente. 

ORDEM STOP
É uma ordem automática que o próprio investidor pode programar quando investe em ações. Colocar um Stop (PARE) é fazer com que a plataforma liquide a sua posição assim que ela chegar a um determinado preço. A ordem Stop existe como uma estratégia de diminuir possíveis perdas. 

OSCILAÇÃO
Também pode ser entendido como uma variação de preço. Uma oscilação traz uma volatilidade, ou seja, uma modificação constante de valores de um mesmo ativo em determinado período. 

PARAÍSO FISCAL
São considerados paraísos fiscais países ou territórios que oferecem mínimas ou zero taxas de impostos para pessoas ou empresas, se tornando um lugar atrativo para capitais estrangeiros.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Representa o dinheiro dos acionistas na empresa. Idealmente deve crescer ao longo do tempo, conforme a empresa for gerando lucro.

PERFIL DE RISCO
Mecanismo criado pela CVM para definir o investidor no Mercado Financeiro, tornando possível aderir produtos a cada um deles. Perfil Agressivo O perfil agressivo é aquele que é permitido investir em todos os ativos do Mercado Financeiro, sem restrição. Desde Renda Fixa a Renda Variável, podendo também investir em derivativos. 

PERFIL MODERADO
Um perfil intermediário entre o conservador e o agressivo, já insere outras classes de ativos além de renda fixa na sua carteira, como fundos multimercados, e renda variável. 

PERFIL CONSERVADOR
Considerado um perfil inicial, é aquele em que só é permitido investir em ativos mais básicos ou menos voláteis, como Renda Fixa em geral.

PGBL
Plano de Previdência Privada que oferece vantagens fiscais na declaração de Imposto de Renda, para pessoas que utilizam o formulário completo. O valor aplicado em um PGBL é deduzido da base de cálculo do IR, até o limite de 12% da renda bruta anual tributável. Assim, é possível diferir e reduzir o valor do IR a ser pago ou aumentar a restituição. Nesta modalidade, o Imposto de Renda incide tanto sobre o principal, quanto sobre o rendimento.

PRÉ-FIXADO
Taxa pré-estabelecida pela instituição na qual o investidor está investindo seu dinheiro. Esta taxa não muda em relação a oscilação dos indexadores e o investidor já sabe o valor final que receberá na data de resgate do seu investimento.

PREVIDÊNCIA
Previdência Privada é uma modalidade de investimento muito utilizada quando pensamos em aposentadoria e sucessão patrimonial. Além de incentivar você a poupar, os planos de Previdência oferecem diversas vantagens fiscais e sucessórias no longo prazo.

PÓS-FIXADO
A rentabilidade depende de um indexador e varia em relação a oscilação dele.

PASSIVO
Em contabilidade, passivo são todas as despesas, dívidas, e obrigações financeiras de uma empresa. No contexto de investimentos, quando eles são passivos, significa que o investidor não tem uma estratégia específica para ter rentabilidades maiores que um benchmark, eles apenas o acompanham. Por exemplo, ficar passivo no índice Ibovespa me traz apenas a rentabilidade do próprio índice. 

PIB
Sigla para Produto Interno Bruto, é uma métrica mundialmente utilizada pelos países para medir suas atividades econômicas. Ele funciona como um termómetro da economia, sendo que quanto maior, maior também é considerada atividade económica de um determinado país. 

POUPANÇA
Uma conta poupança é uma conta para se colocar dinheiro poupado, ou seja, um dinheiro não gasto. Em economia, entende-se que quando se poupa um valor no presente, é para utilizá-lo no futuro. Ao deixá-lo em uma conta poupança ele é rentabilizado de acordo com uma legislação que pratica 70% da SELIC + taxa referencial (atualmente igual a zero). 

PREGÃO VIVA VOZ
Antiga forma de negociação, era o pregão com as pessoas fisicamente presentes dentro da bolsa de valores fazendo as negociações em voz alta pelo telefone. Atualmente o pregão acontece de forma eletrônica.

PUT
é uma opção de venda, em que o investidor tem o direito de vender seu ativo pelo preço estabelecido no contrato.

QUOTA
Também chamado de cota, é a parcela de capital social de um acionista, seja ele pessoa física ou jurídica. Em investimentos, as quotas também são relacionadas a uma fração de capital dos investidores dentro de um investimento.

RECEITA
É as “vendas” da companhia.

RDB
Sigla para Recibo de Depósito Bancário, são títulos de Renda Fixa privados emitidos por bancos comerciais, de investimentos, sociedade de crédito, sociedades de financiamentos e cooperativas de crédito. Pode ser coberto pelo FGC dependendo da instituição em que for adquirido, e é tributado conforme tabela regressiva. 

RENDA FIXA
Investir em Renda Fixa significa emprestar dinheiro ao emissor do papel, seja ele um banco, uma empresa ou o Governo. A remuneração é feita por meio de juros prefixados, quando você conhece o retorno total no momento da aplicação ou pós-fixados, que são vinculados a algum índice (como Inflação e CDI) e cujo retorno final será conhecido apenas no final da aplicação. Alguns produtos de renda fixa são: COE, CDB, CRA, CRI, Debêntures, LC, LCI, LCA, Tesouro Direto e Títulos Públicos

RENDA VARIÁVEL
Este tipo de investimento é aquele em que o investidor não sabe a rentabilidade do ativo na hora da contratação, podendo haver variação de preço visando tanto uma alta quanto uma queda.

ROE – RETORNO SOBRE PATRIMÔNIO
Este índice mede o retorno do acionista. Deve ser maior que o retorno de investimentos de ativos com baixo risco (por exemplo, CDBs e Títulos Públicos).

RENTABILIDADE
A rentabilidade é um percentual de remuneração do seu dinheiro investido, ou seja, o retorno que o investidor pode levar através de uma aplicação efetuada. 

RENTABILIDADE ABSOLUTA
Retorno financeiro em relação a um benchmark, como títulos do tesouro ou índice específico.

RESGATE
O termo resgate está relacionado com o tema liquidez. Você solicita um resgate do seu investimento quando pede que ele seja transformado de um ativo, em dinheiro de volta. As solicitações de resgate acontecem com prazos para cotização e liquidação. 

RENTORNO DE CAPITAL
Mede o retorno obtido sobre o capital investido em um investimento.

RETORNO DO PATRIMÔNIO
Lucro líquido gerado como percentual do patrimônio líquido.

RETORNO REAL
Retorno do investimento após ser ajustado pelo impacto da inflação.

RETORNO RELATIVO
Retorno financeiro quando comparado a um benchmark durante um período de tempo.

RISCO PAÍS
Risco País ou Risco Brasil, como podemos chamar internamente, é um indicador econômico que orienta os investidores internacionais sobre os riscos de fazerem negócios aqui. Através dessa medida, é possível entender se o país está em uma situação controlada em termos políticos e econômicos para que os investidores externos não tenham surpresas negativas.

SELIC
A Taxa Selic é o cálculo da média dos rendimentos pagos pelos Títulos do Tesouro. Como estes investimentos são considerados os menos arriscados do Brasil, o seu rendimento impacta toda a economia. O rendimento da Taxa Selic é orientado por uma meta que é definida pelo Banco Central através do COPOM (Comitê de Política Monetária), e quem controla os valores negociados para cumprir esta meta é o Tesouro Nacional.  Você pode acompanhar o rendimento da Taxa Selic no site do Banco Central.

SWING TRADE
Swing Trade é uma operação de prazo curto, que consiste na compra e na venda de uma ação em dias diferentes. A operação pode durar dois dias, uma semana ou um tempo maior.

STANDARD &| POOR’S 500
O índice Standard & Poor’s 500 é composto pelas 500 maiores empresas dos Estados Unidos, e é reequilibrado trimestralmente por um comitê. As empresas que compõe o índice precisam cumprir diversas regras, e entre elas, estar listadas na NYSE, NASDAQ ou BATS. É um índice tão importante, que funciona como um barômetro da economia americana. 

SMALL CAPS
São consideradas Small Caps as empresas listadas na bolsa com baixo valor de mercado, ou baixo faturamento, ou baixo volume de negociação. Elas são o oposto das Blue Chips. Por serem menores, possuem menos liquidez, mas isso não quer dizer que elas não são atrativas. Inclusive, podem oferecer melhores retornos embora também apresentem maior risco para isso. 

SPREAD
Esse termo é utilizado para se referir à diferença entre o preço da compra e o preço da venda de um ativo em uma transição financeira.

TAXA DE ADMINISTRAÇÃO
É uma taxa cobrada anualmente por fundos de investimentos em troca da gestão dos recursos dos clientes, feita de forma especializada. Como as gestoras geralmente possuem um time, a taxa de administração ajuda na cobertura dos custos básicos, como manutenção de um espaço físico, salários, e despesas no geral. 

TAXA DE CORRETAGEM
A taxa de corretagem é um percentual pago pelo cliente a cada compra e venda dos ativos. 

TAXA DE JUROS
É um conceito criado como uma forma de compreensão no tempo em que um dinheiro foi emprestado ou investido. 

TAXA SELIC
Ela representa os juros básicos na economia brasileira. Definida e monitorada pelo COPOM, seus movimentos influenciam todas as demais taxas de juros praticadas no país, seja para um empréstimo no banco, ou para rentabilizar um investimento.

TERMO DE AÇÕES
O Termo é uma compra a prazo com juros. O cliente se compromete a comprar ou vender certa mercadoria ou ativo financeiro, por um preço e juros já determinado na data de realização do negócio. A data de liquidação também já é determinada no ato da compra.

TESOURO DIRETO
É um programa do Tesouro Nacional para a compra e venda de títulos públicos federais, restrito apenas para pessoas físicas. O governo emite esses títulos para financiar suas atividades e paga uma remuneração aos investidores que os adquirem. São diversos prazos de vencimento, tipos de rentabilidade e fluxos de remuneração, que permitem ao investidor identificar os títulos mais adequados ao seu perfil. Uma grande vantagem do Tesouro Direto é a liquidez, pois, caso necessite, existem opções onde o cliente pode resgatar seu investimento no dia seguinte.

TÍTULOS PÚBLICOS
Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar suas atividades e paga uma remuneração aos investidores que os adquirem. Uma grande vantagem deste produto é a liquidez, pois, caso necessite, o cliente pode resgatar seu investimento imediatamente ou no dia seguinte. Além disso, títulos públicos possuem um risco muito baixo pelo fato de o investidor estar emprestando dinheiro para o governo. Outra característica é que é um mercado com mais opções, pois seus investidores têm à disposição toda a gama de ativos emitidos pelo governo federal com a possibilidade de encontrar taxas mais atrativas. Os títulos públicos, diferentemente do tesouro direto, não possuem a taxa da CBLC, companhia brasileira de liquidação e custódia, de 0,30% ao ano.

TRAVA DE ALTA
Operação para se posicionar na alta de um ativo. Na estratégia, utilizamos opções de compra. Realizamos a compra de uma call strike (A) e venda de uma call strike (B). O ganho máximo na operação se dá na diferença entre a call strike (B – A) e o risco é perder o prêmio pago. A operação tem o ganho travado, por isso leva o nome de Trava de Alta. 

TRAVA DE BAIXA
Operação para se posicionar na baixa de um ativo. Na estratégia, utilizamos opções de venda. Realizamos a compra de uma put strike (A) e venda de uma put strike (B). O ganho máximo na operação se dá na diferença entre a put strike (B – A) e o risco é perder o prêmio pago. A operação tem o ganho travado, por isso leva o nome de Trava e Baixa.

UNITS
É o nome dado aos certificados de depósitos de ações que englobam ativos de diferentes classes, como um pacote composto por Ações Preferenciais (PN) e ordinárias (ON). 

VALOR CONTÁBIL
Valor do ativo total menos o valor do passivo total.

VALOR DE LIQUIDAÇÃO
Montande em dinheiro e ativos que poderia ser obtido desmenbrando a empresa, vendendo seus ativos, pagando sua dívida e distribuindo tudo que resta aos acionistas.

VALOR DE MERCADO PRIVADO
Preço que um empresário com boas informaçoões e experiência pagaria por uma negócio em uma transação privada.

VALUATION
Nome em inglês para “avaliação”. É um estudo sobre a precificação de uma companhia que pode ser feito de diversas formas. A mais comum é a metodologia de fluxo de caixa descontado, na qual projeta-se os fluxos de caixas futuros e traz o valor presente por determinada taxa de desconto.

VGBL
Plano de Previdência Privada que é indicado para investidores que tenham como objetivo acumular poupança no longo prazo, usufruindo de todas as vantagens fiscais e sucessórias que a previdência privada oferece. Nesta modalidade, o Imposto de Rendimento é todo retido na fonte, e incide apenas sobre o ganho de capital (rentabilidade). Por outro lado, as contribuições não são passíveis de dedução da base de cálculo do IR.

VOLATILIDADE
é mensuração do risco de algum investimento baseado na oscilação da sua rentabilidade histórica.

WALL STREET
Mundialmente conhecido como um termo que simboliza o Mercado Financeiro dos Estados Unidos, é o nome de uma rua em Manhattan em Nova York onde fica a Bolsa de Valores (NYSE), e os escritórios dos maiores bancos e instituições financeiras.