O que é
Na prática, investir em Renda Fixa é o mesmo que emprestar dinheiro ao emissor do papel, que pode ser um banco, uma empresa ou o Governo.
A remuneração pode ser pré-fixada cujo rendimento total é conhecido no momento da aplicação ou pós-fixada quando há vinculação adicional à um índice (usualmente CDI e Inflação) e, portanto, o rendimento total será conhecido apenas no resgate.
Nesta categoria de ativos, há inúmeras possibilidades com rendimentos superam consideravelmente a Poupança, são tão seguros quanto – por serem garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito – e, em alguns casos, também oferecem a vantagem da isenção de IR para pessoa física.
Perfil de investidor x Risco
A RF pode compor a carteira de todos os perfis de investidores, desde o mais conservador ao mais agressivo e o que determinará o percentual alocado nesta classe de ativos, será a finalidade desejada para o recurso aplicado levando em consideração o horizonte de tempo, liquidez e volatilidade.
Tributação
O investidor deverá pagar imposto sobre seus rendimentos conforme Tabela Regressiva de IR, mas também, pode contar com algumas opções isentas de IR.